I.B.A.C.

I.B.A.C.

sábado, 11 de maio de 2013

Custos de Vazamentos em Ar Comprimido

Custos do Ar Comprimido - Gastos de Energia Elétrica

Penso que esta tabela pode ajudar em estimar os custos resultantes de vazamentos em sistemas de ar comprimido. Converse com o pessoal da manutenção e da produção e tente identificar o quanto o pessoal supõe que possa haver de vazamentos e faça uma média do encontrado e use a tabela.
Essa tabela comtempla 2.000 horas de trabalho anual. Se o trabalho for de 6.000 horas/ano multiplique o valor encontrado por 3 para obter o custo anual.

Normalmente encontramos 30% de vazamentos dentro das plantas de produção que usam ar comprimido. Assim se uma planta utilizar 2 compressores de 200 HP durante 6.000 horas por ano o custo de vazamentos será de R$ 72.000,00/ano a uma carga de 50%. Se a carga for maior faça o ajuste utilizando a tabela acima. Por exemplo: se a carga for de 70% o custo passará a ser de aproximadamente R$ 100.000,00/ ano.

Todo o cuidado com vazamentos e seus reparos imediatos são prioridade. Não deixe para depois.

Economia de Energia Elétrica e bom para o caixa e para o meio ambiente. Seja responsável.

Lembre-se, vazamentos são apenas um dos aspectos importantes quando tratamos de eficiência energética em sistemas de ar comprimido. Outros temas serão abordados em outras oportunidades.

Envie suas sugestões para saulo@cba-automacao.com.br

Até lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário