I.B.A.C.

I.B.A.C.

domingo, 12 de maio de 2013

Importância da Temperatura do Ar na Admissão do Compressor

"Quanto mais quente pior".


Ar frio é mais denso quer o ar quente. Isso significa que o ar frio irá ocupar uma massa maior que o ar quente em um mesmo volume.
Em termos práticos isso significa que quanto mais baixa for a temperatura do ar admitido no compressor, com mesma potência e volume, maior será a geração do ar comprimido. Com o mesmo compressor, o ar frio irá gerar mais m³/h de ar comprimido do que com ar quente.

Ar de admissão mais frio significa: mais economia de energia elétrica e maior eficiência energética.

É importante evitar que os compressores aspirem o ar no interior do local onde estão operando. Normalmente a temperatura na sala de máquinas é bem maior que a temperatura na área externa.

O ideal é realizar a captação do lado externo da sala dos compressores em uma condição que o ar esteja limpo, fresco e preferencialmente que haja sombra sobre a entrada o maior tempo possível. A descarga do ar quente deve canalizada para o lado oposto da entrada, evitando a possibilidade da reentrada do ar pela admisão dos compressores.

Veja a tabela abaixo os ganhos e perdas energéticas em relação às variações de temperatura.
Ainda em relação à economia de energia na admissão de ar nos compressores, teremos como assunto os filtros de partículas que serão abordados em próxima postagem. Até lá.

Dúvidas ou sugestões: saulo@cba-automacao.com.br

sábado, 11 de maio de 2013

Custos de Vazamentos em Ar Comprimido

Custos do Ar Comprimido - Gastos de Energia Elétrica

Penso que esta tabela pode ajudar em estimar os custos resultantes de vazamentos em sistemas de ar comprimido. Converse com o pessoal da manutenção e da produção e tente identificar o quanto o pessoal supõe que possa haver de vazamentos e faça uma média do encontrado e use a tabela.
Essa tabela comtempla 2.000 horas de trabalho anual. Se o trabalho for de 6.000 horas/ano multiplique o valor encontrado por 3 para obter o custo anual.

Normalmente encontramos 30% de vazamentos dentro das plantas de produção que usam ar comprimido. Assim se uma planta utilizar 2 compressores de 200 HP durante 6.000 horas por ano o custo de vazamentos será de R$ 72.000,00/ano a uma carga de 50%. Se a carga for maior faça o ajuste utilizando a tabela acima. Por exemplo: se a carga for de 70% o custo passará a ser de aproximadamente R$ 100.000,00/ ano.

Todo o cuidado com vazamentos e seus reparos imediatos são prioridade. Não deixe para depois.

Economia de Energia Elétrica e bom para o caixa e para o meio ambiente. Seja responsável.

Lembre-se, vazamentos são apenas um dos aspectos importantes quando tratamos de eficiência energética em sistemas de ar comprimido. Outros temas serão abordados em outras oportunidades.

Envie suas sugestões para saulo@cba-automacao.com.br

Até lá