I.B.A.C.

I.B.A.C.

sábado, 27 de abril de 2013

Geração de Ar Comprimido

Quando pensamos em geração de ar comprimido, temos que compreender que o ar atmosférico é matéria prima para sua geração. Ele é composto por 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio resultando em 99% dessa mistura.
É importante destacar que ar atmosférico, como matéria prima, vem misturado com várias impurezas:
  • Partículas Sólidas
  • Partículas líquidas
  • Vapores ou gases
  • Organismos vivos
Essas impurezas irão influenciar na geração e qualidade do ar comprimido e devem ser removidas.

Outro aspecto é a pressão atmosférica que varia conforme a altitude e irá também influir no desempenho da geração do ar comprimido pelo compressor. Temperatura e umidade local também colaboram para influenciar a geração de ar comprimido.

Normalmente as condições de especificação que os fabricantes usam para definir a geração de ar comprimido (FAD)  é que ele seja:
  • Limpo
  • Seco
  • Temperatura Ambiente na admissão de 20°C
Vamos tomar como exemplo uma especificação de catálogo de um compressor Atlas Copco modelo Z.

Condições de Referência para medição de geração:

1 - Ar seco (refere-se a umidade relativa)
2 - Pressão absoluta na entrada: 1 bar(a) - Está ao nível do ar
3 - Temperatura do ar na admissão: 20°C
4 - Pressão de trabalho com variações de 7, 8,6 10,4 e 13 bar
5 - A medição da capacidade do compressor (FAD) está de acordo com a norma ISO 1217 3ª Edição Anexo C (FAD - Free Air Delivery).

Confrome especificação pelo catálogo do modelo de compressor Atlas Copco ZR 200 temos as seguintes informações:

Frequência: 60Hz
Pressão de trabalho: 7 bar
FAD: 2.064 m³/h
Potência: 250 HP
Eficiência: 01 HP = 8,256 m³/h

Para uma outra pressão de trabalho

Frequência: 60Hz
Pressão de trabalho: 8,6 bar
FAD: 1.860 m³/h
Potência: 250 HP
Eficiência: 01 HP = 7,44 m³/h

Note que com o aumento de 1,6 bar na pressão houve uma redução de 9,88% na geração. Para se produzir os mesmos 2.064 m³/h do compressor, será necessário mais potência e mais gasto de energia elétrica.

Usar pressão mais alta que o necessário custa muito mais caro!

Ou seja, para uma mesma necessidade de demanda, ao produzirmos ar comprimido com maior pressão o gasto de energia elétrica para produzí-lo será também bem maior. Se possível, reduza as pressões de usos finais e faça uma geração com pressões mais baixas.

A pressão do ar atmosférico na admissão do compressor também tem influência na capacidade de geração. Quanto mais alta estiver a instalação do compressor, em relação ao nível do mar, menor será sua eficiência para geração de ar comprimido.

Portanto, com relação à localização  da fábrica onde estão instalados os compressores, essas variáveis irão influenciar na capacidade de geração:

1 - Altitude do local
2 - Temperatura ambiente
3 - Umidade relativa
4 - Poluição ambiental

Para uma nova fábrica ou reforma da sala de compressores existente é fundamental estar atento a todos esses detalhes para uma especificação mais adequada às suas necessidades e assim obter a melhor eficiência do sistema.

Para qualquer o fabricante que você escolher como seu fornecedor, esteja muito atento a maneira que eles utilizam para apresentar as especificações de seus produtos. Existem grandes variações de um para outro.

Coloque todas as opções na mesmas condições, para que a comparação seja a mais correta. Sempre defina sua escolha pela de maior eficiência energética, afinal, após 10 anos de operação, o custo de um compressor irá representar 75% de gastos com energia elétrica, 12% serão os investimentos iniciais e outros 12% serão os custos de manutenção do conjunto.

Ar comprimido é energia elétrica em forma de pressão.

No próximo post, ainda na sala dos compressores, falaremos sobre custos de geração de ar comprimido e oportunidades de economia de energia.

Até lá.

Comentários e Sugestões envie um e-mail para: saulo@cba-automacao.com.br

Fonte de especificação do compressor ZR 200 - Catálogo Oil Free Rotary Screw Compressors - Atlas Copco
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário